Sociedade Brasileira de
Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Desde 1978 ensinando no Brasil

Tai Chi Chuan rejuvenesce e melhora a saúde

Publicado em 01/09/2023
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Por Angela Soci

De acordo com pesquisas recentes realizadas – como o estudo feito no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois a atividade abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, fortalece os músculos e o sistema imunológico, promovendo a calma mental. E tudo isso sem estresse ou tensão!

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se reúnem nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. O exercício é feito por meio de movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exige habilidades especiais e pode ser executado em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor.

Mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma física das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Atividade ajuda a envelhecer com saúde

Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente costumam ter uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes e com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

O Tai Chi é frequentemente prescrito como um tratamento a um sem número de doenças e condições dolorosas. Se você tiver uma artrite, por exemplo, a atividade será o seu melhor exercício para alongamentos, pois trabalha a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade. Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque melhora a capacidade aeróbia e estimula o sistema imunológico, sem prejudicar os radicais livres. Quem sofre do coração e pratica os exercícios regularmente consegue regularizar não apenas a pressão sanguínea, como também perde peso e elimina sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão – os quais podem desencadear um ataque do coração.

Os cinco principais benefícios do Tai Chi Chuan

Já deu para perceber que o Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem as funções orgânicas, refina reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade. Como se não bastassem todos esses benefícios, o método ainda faz bem para o humor. Praticar a atividade é como abrir uma janela num quarto abafado – um grande alívio!

Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito. Para o coração e o metabolismo, a atividade equivalente a uma caminhada de quatro quilômetros. Mas o Tai Chi tem algo especial, que oferece um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais. Confira abaixo os cinco maiores benefícios do método:

  1. Desperta a energia e equilibra a pressão sanguínea: as técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético.
  2. Aumenta a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos, o praticante exercita a memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.
  3. Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.
  4. Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: a pessoa aprende a girar o seu corpo vagarosamente e andar numa postura mais estreita, melhorando o equilíbrio e diminuindo consideravelmente as chances de cair ou se machucar.
  5. Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos revigoram os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo. Isso permite que o oxigênio fresco circule com nutrientes através dos membros, alimentando as extremidades do corpo com mais energia.

Confira nossos outros posts

Buscar

Posts Recentes

Tai Chi Chuan para crianças

Por Angela Soci Quando praticado por crianças, o Tai Chi Chuan ajuda os pequenos – de uma maneira lúdica e