Sociedade Brasileira de
Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Desde 1978 ensinando no Brasil

Aulas

Aulas Tai Chi da Família Yang

Os Horários são flexíveis, o aluno escolhe quantas vezes por semana quer fazer suas aulas e é livre para vir em qualquer horário abaixo.

Não temos uniforme obrigatório, apenas aconselhamos usar roupa confortável e calçado com solado baixo, que permitam que você faça os exercícios livremente.

Venha conhecer nossa escola! 
Você pode participar de DUAS AULAS EXPERIMENTAIS GRATUITAS em qualquer dos horários abaixo.
Participe e conheça nossa escola e a dinâmica das aulas. 

Participe também de nossas AULAS ABERTAS NO PARQUE DO IPIRANGA – uma vez ao mês no reunimos aos pés do Monumento para praticar ao ar livre, desfrutar de um momento de lazer encontrar os amigos e fazer valer a essencia de nossa arte que sempre nos remete à natureza!
Fiquem atentos às publicações no instagram sobre as datas a partir de Janeiro de 2024. 

2ª Feira

3ª Feira

4ª Feira

5ª Feira

6ª Feira

Sábado

07h00

Aula presencial de Tui Shou

07h30

Aula online de Chi Kung

08h00

Aula presencial de Tai Chi Chuan

Aula presencial de Tai Chi Chuan

Aula de Chi Kung presencial - A PARTIR DE 24 DE FEVEREIRO

08h30

09h00

Aula online de Tai Chi Chuan

Aula presencial de Tai Chi a PARTIR DE 24 DE FEVEREIRO

09h30

Aula online de Tai Chi Chuan

16h00

18h30

Aula presencial de Tai Chi Chuan

Aula presencial de Tai Chi Chuan

19h30

Aula presencial de Espada Tai Chi

Aula presencial de Tai Chi Chuan

20h00

Método de ensino

Utilizamos o método tradicional de ensino do Tai Chi Chuan da Família Yang apresentando as diversas modalidades da arte de forma progressiva para que o aluno tenha contato com os princípios e possa usufruir dos benefícios à saúde, desenvolver-se nas técnicas e aprofundar experiências.

Aulas para Iniciantes: um trimestre de introdução recomendado a todos os alunos que dão o primeiro passo no aprendizado do Tai Chi Chuan

Recomendamos fortemente que todo aluno iniciante passe por este processo de aproximação com os fundamentos do Tai Chi Chuan. São aulas onde o aluno tem contato com as técnicas básicas de posicionamento dos pés, distribuição do peso, postura correta do corpo (relativa ao quadril, virilhas e cintura), alongamentos internos das articulações, compreensão e experiencia fundamental dos objetivos físicos e mentais da arte.

Partes da Forma Longa Tradicional são introduzidos com as diferentes técnicas e apresentação das 8 energias que constituem o corpo fundamental dos treinamentos. Na parte teórica o aluno tem contato com os Princípios Fundamentais da Arte relacionados com o corpo, entendimento sobre o Yin e o Yang e aspectos filosóficos que dão abertura a estudos aprofundados na medida do interesse dos alunos.

A partir de um trimestre neste processo o aluno está preparado para acompanhar aulas de desenvolvimento em qualquer horário da academia. Recomendamos também que todos os alunos de qualquer nível, frequentem estas aulas vez por outra para reforçar seu contato com os princípios do Tai Chi Chuan.

A partir do terceiro mês de treinamento nos horários para iniciantes, os horários tornam-se flexíveis e o aluno escolhe quantas vezes por semana quer fazer suas aulas e é livre para vir em qualquer horário da grade.

Horários para principiantes:
Manhã: Segundas e Quartas as 8:00
Noite: Terças e Quintas às 18:30

Após o primeiro Trimestre qual o seu caminho?

Já com liberdade de frequentar horários alternados o aluno passa ao aprendizado mais sistematizado da Forma Tradicional 103 movimentos que abre a oportunidade de um aprofundamento importante na vida do praticante.

Esta Forma (sequência de movimentos encadeados) foi criada para abranger de maneira gradual todas as técnicas da Arte do Tai Chi. Vai do mais simples ao mais complexo e amplia de maneira significativa a experiência interna do aluno e a compreensão das 8 energias, o princípio do Yin e do Yang e os 5 elementos.

É importante compreender que o desenvolvimento na prática do Tai Chi Chuan é gradual e diretamente relacionado ao tempo de prática, nível de dedicação à arte e qualidade da instrução recebida. Não há pressa para que o desenvolvimento ocorra naturalmente e permita que o Tai Chi Chuan atue no corpo e na mente de seus praticantes. O tempo que cada praticante passa em cada um destes níveis é variável e depende do seu desempenho individual.

Níveis de aprendizado

Primeiro nível: Entendimento dos Princípios Fundamentais da Arte do Tai Chi Chuan através do treinamento de passos, giros, partes da Forma 103, exercícios com movimento, posturas fixas, entre outros.

Segundo nível: Aperfeiçoamento do aprendizado dos detalhes da Forma Longa – 103 posturas – e seus princípios. Introdução ao Sistema de Tui Shou da Família Yang (círculos horizontais).

Terceiro Nível: Aperfeiçoamento dos detalhes da Forma Longa – 103 posturas – aprendizado e prática de uma das armas: espada ou sabre – de livre escolha do aluno – Sequência de Tui Shou da Família Yang (círculos verticais) e todas as transições.

Quarto Nível: Aprendizado e prática de outra arma: espada ou sabre e aprendizado da Forma Curta Essencial 22 Movimentos – Sequência de Tui Shou da Família Yang com as técnicas das Quatro Energias, suas aplicações e contras – Introdução a prática do Bastão (com a finalidade de treinar a energia).

Quinto Nível: Continuidade de todos os treinamentos anteriores e inclusão das práticas de Tui Shou da Família Yang com 8 energias, suas aplicações e contras.

Sexto Nível: Continuidade de todos os treinamentos anteriores e inclusão das práticas de Tui Shou da Família Yang com Tui Shou andando nos diversos níveis e variações.

Sistema de rankings

Na medida em que os alunos vão se desenvolvendo nas diferentes técnicas, passam por avaliações anuais, entrando no sistema de rankings, elaborado pela Família Yang, com o objetivo de incentivar o auto aprimoramento e o treino em profundidade.

Cursos paralelos de aprofundamento prático e teórico

Organizamos dentro da SBTCC cursos e workshops com conteúdos que ampliam a experiência do praticante aproximando “meditação no movimento”, “aplicações marciais”, “compreensão das energias”, “estudos filosóficos”, “cursos profissionalizantes”, dentre outros temas. Em nosso site a programação está sempre se atualizando, fique atento e consulte regularmente.