Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental Yang Family Tai Chi

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - São Paulo - Brasil

Desde 1978 ensinando no Brasil

 

Representantes para a América Latina da
Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang

Chi Kung

O Chi Kung (Qi Gong – 气功) é uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa, e tal como esta evoluiu através dos tempos. Resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

Para se obter os benefícios que esta prática proporciona, é necessário dedicação regular a seus treinamentos, disciplina e aplicação prática da sua filosofia no dia-a-dia.

O Chi Kung beneficia o metabolismo e previne a maioria das chamadas doenças da meia-idade, tais como o endurecimento das artérias e articulações.

Quando é praticado regularmente, beneficia o sistema nervoso central, e o praticante sente-se revigorado e alerta para suas atividades do dia a dia.

Ao longo destes trinta anos de experiência na formação de Instrutores capacitados nesta modalidade temos constatado que os benefícios se estendem para consultórios médicos, salas de aula, grupos de idosos, empresas, assistências médicas, hospitais, academias, centros esportivos, clubes, postos de saúde, entre outros. Você será acompanhado passo a passo e vai adquirir condições de ensinar esta série de Chi Kung com qualidade e responsabilidade, beneficiando um sem número de pessoas!

Durante a formação, o aluno é acompanhado passo a passo para adquirir condições de ensinar com qualidade e responsabilidade, além de entrar em contato com um mundo maravilhoso de conhecimento a ser explorado! Nossa escola oferece para você a oportunidade de educação continuada com atividades complementares, cursos de reciclagem e aprofundamento, estágios e outras modalidades que se interligam à esta pratica.

Nossa preocupação prioriza a qualidade da formação tendo em vista a amplitude dos campos de atuação dos mesmos. Assim como proporcionar ao praticante um caminho de desenvolvimento através da prática constante do Chi Kung, sua compreensão filosófica e energética e seus benefícios para a saúde.

 

A formação em Chi Kung na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan é composta por três etapas:

Chi Kung: Série Fundamental para Energia e Saúde

Nossa série apresenta 12 exercícios, entre posturas fixas e posturas com movimento. O Chi Kung é considerado um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e tem seu embasamento neste conhecimento milenar. Estes exercícios trabalham a respiração, o alongamento, a flexibilidade, o fortalecimento de todo o corpo, a coordenação e a consciência corporal. São técnicas de cultivo da energia vital e da calma mental, que equilibram o corpo, as emoções e a mente.

 

Chi Kung: Ba Duan Jin (Série "Os Oito Exercícios Preciosos")

O PaTuan Chin, traduzido como: "As Oito Peças do Brocado" ou "Os Oito Exercícios Preciosos", designa uma seqüência de oito exercícios de Chi Kung (exercícios que estimulam e fortalecem o "Chi", a energia vital do corpo) utilizados como forma de manutenção e recuperação da saúde. Esta técnica é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa e por diversos estilos de artes marciais.

As técnicas podem ser realizadas em pouco tempo, sendo excelentes para as pessoas que sofrem de grande pressão emocional, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível para praticar.

Sua prática simples e ao mesmo tempo muito vigorosa e eficaz promove o fortalecimento e alongamento de todo o corpo, massageia os órgãos internos, fortalece os ossos, músculos e tendões, promove o desbloqueio e uma melhora da circulação da energia nos meridianos (canais de energia do corpo).

 

Neidan, Treinamento Interior

Pré-requisito:
- Ter feito o curso de capacitação nas técnicas de Chi Kung: Série Fundamental para Energia e Saúde ou
- Ter feito o curso de capacitação nos Oito Exercícios Preciosos Ba Duan Jin ou
- Ser formado como instrutor de Tai Chi Chuan pela SBTCC

Este módulo estará a cargo do Lama ZopaNorbu (conheça o Lama) - Diretor Espiritual do Jardim do Dharma - um dos poucos conhecedores destas técnicas que colaboram para a saúde e ao mesmo tempo abrem caminho para o desenvolvimento espiritual dos praticantes.

Dirigido para você que já estudou conosco e teve contato com a teoria a respeito das diversas abordagens do Chi Kung, neste módulo vamos dar ênfase aos treinamentos internos que se fundamentam nos ensinamentos do Budismo dos Himalaias (Budismo Tibetano).

O conteúdo dos ensinamentos secretos preservados nos tantras budistas inclui os ensinamentos filosóficos e práticos que nos levam a realizar a união de nosso espirito individual com o espirito universal.

É através destes treinos que o aluno passa a compreender que, o seu espirito individual é energia cósmica pura e que essa energia flui pelo seu corpo se organizando em diferentes áreas conhecidas como "centros ou chacras".

Neste retiro com o Lama ZopaNorbu, o aluno aprenderá qual é o formato de cada chacra, como podem ser ativados e como a nutrição destes centros de energia modificam os estados de consciência. A compreensão do seu funcionamento juntamente com as práticas de meditação corretamente orientadas oferecerá ao praticante a possibilidade de conseguir uma vida feliz, saudável e longa, e ao mesmo tempo poderá colaborar decididamente com a melhoria de seus relacionamentos.

Além disso, você estará preparado para se tornar um canal das energias espirituais de cura que o ajudarão a aprimorar a qualidade de seus serviços e, ao mesmo tempo, servirá para aumentar a sua própria energia de cura que o protege das adversidades que tenha que enfrentar.

O treinamento interior considera simultaneamente o cultivo do espírito e do corpo, sendo que os resultados de uma correta meditação são comprovados na vida cotidiana. Será dada também a explanação dos objetivos da prática de Chi Kung como uma técnica de meditação para a transformação dos aspectos neuróticos da mente, compreensão das energias e dos processos de visualização. Os exercícios propostos são simples e se praticados com regularidade produzem efeito profundo e duradouro.

O processo do treinamento interior do budismo tântrico tem sua origem nos ensinamentos do Mahasidha Indiano Tilopa, que passou para seu discípulo Naropa que os organizou em suas seis yogas.

O treinamento que Lama Zopa oferece está relacionado a estas yogas, as quais recebeu diretamente do Mui Venerável Kyabje Tenga Rinpoche.

Conteúdo do módulo:
• Treinamento Interior - Neidan - O Processo Alquímico;
• Explanações sobre os processos de Transformação dos Estados Mentais;
• As fases da alquimia Taoísta e Budista;
• Técnicas meditativas associando visualização e movimento.

 

Clique aqui e consulte as datas de nossos Cursos de Capacitação nas Técnicas do Chi Kung.

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 07 - Bairro Jardins - São Paulo/SP - CEP: 01423-000
Tels: (11)3884-8943 ou (11)97678-6072 / e-mail: contatotaichi@sbtcc.org.br