Sociedade Brasileira de
Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Desde 1978 ensinando no Brasil

I Ching

Entenda a sua consulta

Dicas para aproveitar a leitura de sua consulta ao Livro das Mutações

1) O I Ching mostra possibilidades de acontecimentos, não mostra um destino implacável.

2) Somente indica possíveis desenvolvimentos de situações. A idéia é que, você conhecendo o que possivelmente venha acontecer, se for bom, aproveite e se for triste evite ao máximo ter de passar pela situação.

3) O I Ching é como um amigo que nos avisa a situação da estrada pela qual nos vamos ter de dirigir. Cabe a nós decidir se desviamos dos buracos ou caímos neles.

4) O que esta escrito pode vir a lhe acontecer, porem com um pouco de atenção as coisas negativas podem ser evitadas, por isto a palavra I Ching quer dizer “mudar nossa vida através de nossa consciência”

5) Com relação aos períodos de 5 dias, conte os mesmos de forma corrida, a partir do dia assinalado em questão.

6) Pode ser que encontrem algumas pequenas defasagem nos acontecimentos, já que este tipo de consulta utiliza o calendário lunar chinês e não o calendário gregoriano cristão.

 

Sobre a sua consulta particular

Com as indicações abaixo, você tem possibilidades de compreender a Consulta e acompanhar o seu desenvolvimento durante o ano todo, checando as possibilidades e tomando decisões acertadas.

A Consulta Anual inclui a possibilidade de você se orientar com o especialista através da internet para se esclarecer a respeito das dúvidas que surjam durante o ano.

A filosofia fundamental do I Ching é verdadeiramente profunda. Ela converte tudo o que existe e, há um número de conceitos básicos e primários dentro dela que provem do fundamento da Astrologia do I Ching.

Muitos comentários e explicações foram escritos sobre o I Ching através do séculos e entre eles, aqueles escritos por Confúcio, são muito importantes. Estes podem ser examinados por estudiosos interessados.

 

Na consulta aqui apresentada, nós vamos apenas dizer quais são estes conceitos básicos, sem entrar em detalhes.

1) Os Hexagramas são a evolução das forças primarias de Yin e de Yang derivadas da manifestação do criativo universal.

2) Os Hexagramas representam simbolicamente todas as situações possíveis e condições relacionadas aos reinos humano, animal, vegetal e mineral.

3) As leis básicas e padrões do criativo universal estão dentro ou são geradas pelos ciclos de trigramas do Paraíso Anterior (antes da manifestação de todas as coisas).

4) As leis básicas e padrões se manifestam no universo de acordo com o ciclo de trigramas do Paraíso Posterior (após a manifestação de todas as coisas).

5) O Homem participa igualmente das leis que governam a terra, enquanto opera no reino material.

6) As leis do céu e da terra são fixas (desde o ponto de vista humano), mas na realidade elas estão evoluindo muito devagar e não são perceptíveis para a vasta maioria dos seres humanos.

7) O homem tem livre arbítrio, liberdade de escolher aquilo que pensa faz ou diz.

8) O homem tem boa fortuna e sucesso quando ele trabalha ( conscientemente ou não) de acordo com as leis do céu e da terra.

9) Um homem faz o melhor para si próprio quando atua de forma inegoísta e de acordo com as leis do céu e da terra.

10) O Karma retorna ao originador no tempo universal . Ele pode e freqüentemente passa por cima do livre arbítrio do campo material.

11) O Karma não é inevitável. O homem pode desenvolver-se mentalmente e entrar no reino espiritual (mesmo se por apenas breves períodos de tempo) através de refinamento e purificação. O reino espiritual suplanta e anula o reino material no qual o Karma opera.

12) O homem manifesta a vontade divina quando ele trabalha em harmonia com as leis do céu e da terra.

13) O homem progride espiritualmente na medida em que discerne extensamente as leis do céu e da terra e conscientemente as utiliza.

14) O I Ching é fundamentalmente um guia para o desenvolvimento espiritual

15) Desde que os hexagramas representam todas as condições e circunstancias eles podem com compreensão e interpretação correta ser utilizados para qualquer assunto que o homem for capaz de pensar.

16) Não existem mudanças mensuráveis nas leis do céu ou nas leis da terra durante a vida de qualquer indivíduo. Assim, as leis que afetam um indivíduo no momento do nascimento são as leis que governam a sua vida.

17) Na relação com o I Ching, o homem é um parceiro tanto com o céu como com a terra na ação dos hexagramas.

18) As influencias do céu e da terra na vida de um indivíduo são aquelas forças e leis operando no momento de nascimento daquela pessoa.

19) O momento de nascimento não é observado como parte do próprio exercício do livre arbítrio. (Pode-se compreender isto através da teoria da reencarnação) ou como a influencia de um propósito superior, qualquer que seja a crença que a pessoa tenha.

20) As influencias que existem na hora de nascimento são as de: tempo, espaço e das posições relativas de tudo o que está no universo naquele dado momento.

21) O valor de usar os Hexagramas desta forma emerge apenas se as regras corretas são utilizadas para as determinações astrológicas e aplicadas com uma sensível compreensão de seus significados.

22) O sistema aqui descrito tem sido usado por muitos séculos e tem sobrevivido aos testes do tempo, demanda e experiência e permanecem até hoje apesar de que outros sistemas paralelos foram criados.

 

A primeira parte do I Ching é uma dica espiritual, mais um pensamento filosófico.

Por exemplo se para o mes de Novembro de 2009 o Hexagrama for o 38, teremos as seguintes proposições:

Hexagrama 38: Oposição
Diz o I Ching:

Oposição significa que ter demasiado consciência de todas as situações poderá trazer profundas aposições onde a inteligência e as emoções entrarão em conflito, assim como as pessoas que moram num mesmo lar, uma muito inteligente a outra muito emotiva entram em oposição porque em suas mentes existem objetivos diferentes. Seus pontos de vista divergem demais, por isso não será possível realizar novos empreendimentos e aqueles que já estavam tentando ser levados a conclusão não serão terminados.O ponto mais importante de reflexão: “No meio à comunidade o homem superior mantém a sua individualidade”. Falem o que quiser, critiquem quanto quiser, mantenha-se firme e concentrado. Evite as criticas, não se deixe arrastar pelas fofocas e comentários odiosos. Mantenha sua mente clara através da meditação quotidiana. Não se deixe abalar pelas injurias mantenha-se firme no seu rumo que todo o que passará será em beneficio do fortalecimento do seu caráter.

 

Depois haverá as dicas para o mês:

Afazeres: Momento de confrontos por causas de opiniões muitas vezes erradas. Isto trará humilhação. Momento feliz somente para as coisas sem muita importância. Brigas ou desentendimentos entre irmãos ou entre duas moças da família, ou pessoas conhecidas. É importante não se misturar com pessoas fúteis, medíocres ou pobres de espírito, ou com pessoas que corrompem os costumes e transtornam os espíritos das pessoas seja través da inveja, das fofocas, e das críticas.

Negócios/ Dinheiro: Momento para investir e para perseverar em seus empreendimentos. Prepare-se para problemas futuros.

Estado emocional: evite momentos onde o orgulho coloca coisas bonitas a perder. Criticar as pessoas ainda que observe elementos questionáveis não é correto. Evite se entregar a charlas inúteis que a levarão a estados anímicos negativos. Cuide de que o ódio não entre em seu coração.

Saúde: Inflamação nos rins, na bexiga, esteja atento aos rins, faça um analise de sangue. Faça um exame do coração.

 

Seguidas das dicas semanais:

Primeiro período de cinco dias: Momento de problemas, brigar com pessoas insensatas somente trará pesar e tristeza. Se Você ficar isolado em casa se lembrando dos problemas passados somente estará perdendo o tempo e nada de bom poderá conseguir. Possivelmente perceba que tem muita gente malvada ao seu redor, não quebre com eles todos os seus vínculos, porém mantenha-os afastados e crie situações onde eles não possam atingi-lo. Se Você atacar estas pessoas, todas se unirão contra Você. Então fique tranqüilo que aquilo que perdeu retornará sozinho.

Segundo período de cinco dias: Este momento é impróprio para atacar, o mais importante é rodear a situação. Também é bom se encontrar de uma forma simples, sem muitas cerimônias com pessoas na qual sente confiança. Neste momento agir de forma contraditória ou com segundas intenções é muito perigoso.

Terceiro período de cinco dias: Desunião e separação Você carece de forças para se sustentar e se manter por si mesmo. Se por ventura tentar forçar qualquer avanço será ferido, então o mais importante é tentar acordos, ser amável, cuidar a linguajem, não agredir nem criticar.

Quarto período de cinco dias: Num primeiro momento estará muito sozinho, depois, se encontrará com uma grande pessoa. Este encontro o fará esquecer os problemas do passado, e de seu isolamento. Esta pessoa tem as suas mesmas qualidades é importante ser muito sincero com ela, e, através desta sinceridade, finalmente todo correrá muito bem.

Quinto período de cinco dias: Momento de consultar novamente ao I Ching para poder resolver os problemas que estão se apresentando. Consultando o I Ching encontrará a saída aos seus problemas e terá êxito em seus empreendimentos.

Sexto período de cinco dias: Evite por todos os médios da violência e a precipitação. Não suponha, não pense que somente Você tem a única razão. Diz o I Ching “Isolado e desamparada à causa de sua própria natureza, porém, isto é porque ele o quer assim, isto é por causa de sua grande desconfiança e de suas suposições”. Ainda assim se Você consegue se segurar um pouco haverá até a possibilidade de realizar grandes avanços nos relacionamentos afetivos. Reformando o seu caráter, sentindo remorso pela sua ação violenta, se auto corrigindo, tudo correrá muito bem.

Envie seus dados para realizar sua consulta anual de I Ching.
Fazendo a Consulta Anual ao I Ching você ganha o Manual de I Ching de autoria do Prof. Roque Severino em formato PDF.

Próximo Curso: I Ching e Meditação

“I Ching e meditação” será um curso sobre os aspectos espirituais do I Ching, no qual o Prof. Roque explicará os 12 hexagramas específicos relacionados ao auto cultivo ético, moral, psicológico e espiritual.

•  Este novo curso será oferecido através de dois pacotes de 12 vídeo-aulas cada um.
•  A metodologia utilizada seguirá o mesmo padrão do curso “Aprendendo a Consultar o I Ching – O livro da Sabedoria”.