Em três módulos, com conteúdos completos de introdução à três técnicas diferentes
dia 20 de abril / dia 11 de maio / dia 29 de junho
sempre um sábado no mês das 14h00 às 18h00
Qi Gong (literalmente “exercícios para o Qi”) é um conceito abrangente que engloba inúmeras práticas corporais chinesas, cujas sequências de movimentos são baseadas nas teorias fundamentais da Medicina Chinesa e visam favorecer e harmonizar o fluxo energético (de Qi) no corpo e assim beneficiar a saúde do praticante.
O Qi Gong é um dos cinco pilares da Medicina Chinesa, ao lado da Acupuntura, do Tui Ná (massagem), da Fitoterapia e da Dietoterapia.
O Qi Gong tem efeito SINTRÓPICO, ou seja, de organizar o caos energético dentro do sistema do corpo, da mente e do espírito do praticante. Atua tanto de forma preventiva quanto de forma terapêutica.
As técnicas das oficinas abrangem três rotinas diferentes corporais de Qi Qong para a Saúde, dentro dos padrões estabelecidos pela Chinese Health Qigong Assotiation (CHQA).
Sábado dia 20/04 – Yi Jin Jing –
(“Clássico dos músculos e tendões”) – Rotina de 12 exercícios que foca na rotação e flexão da coluna, no fortalecimento dos membros, na liberação das articulações e no beneficiamentos das funções dos órgãos internos.
Sábado dia 11/05 – Da Wu (“A grande dança”) – Coreografia terapêutica milenar com 8 movimentos que têm efeito especial na coluna vertebral e articulações favorecendo o alívio de dores por meio da flexão e rotação das articulações do quadril, joelho, dedos do pé, ombros, cotovelos, punhos e dedos da mão; promove massageamento dos órgãos internos, favorecendo o fluxo de sangue e Qi.
Sábado dia 29/06 – Wu Qin Xi – (“Jogo cinco animais”) – As raízes dessa rotina remontam a tempos muito remotos, podendo ser encontradas referências em escritos clássicos como no Zhuang Zi, que descrevem movimentos que imitam animais para a cura e a longevidade. Ela é considerada a mais antigas das rotinas e sua criação a partir das tradições é atribuída a Hua Tuo (110 – 207 d.C.), considerado um dos mais importantes médicos de todos os tempos na China. São 10 exercícios que evocam os movimentos e o espírito de cinco animais, o tigre, o veado, o urso, o macaco e a garça, sendo dois exercícios para cada animal. Cada animal está relacionado a um dos elementos (ou movimentos) e respectivamente a um dos cinco órgãos internos, oferecendo ao praticante um leque de exercícios que promove a saúde geral e a harmonização do funcionamento do sistema interno.
DANILO TOMIC é músico de formação (maestro, pianista, compositor em shakuhachi – flauta de bambu japonesa) e iniciou-se em práticas corporais chinesas (Tai Ji Quan e Qi Gong) em 1988, tendo aprendido desde então várias técnicas com mestres como Maria Lúcia Lee, Jaime Kuk, Maristela Botelho, entre outros.
É praticante de Tai Ji Quan do estilo Yang tradicional e está finalizando o curso de formação de instrutores na SBTCC com a Profa. Ângela Soci.
Estudioso de filosofia Taoista e de teoria da Medicina Chinesa, Tomic também é autor, tendo lançado seu primeiro livro em 2022, “Tao da Dúvida” de prosa e poesia.
Qualquer dúvida entre em contato: 11 991822692 diretamente com Professora Angela Soci
Possui interesse neste curso?
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 07 - Bairro Jardins - São Paulo/SP - CEP: 01423-000
SBTCC © . Todos os direitos reservados.