Sociedade Brasileira de
Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Desde 1978 ensinando no Brasil

Curso

Pós Graduação – USP – Lato Sensu em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa-

Data: A definir

Pós Graduação – USP – Lato Sensu em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa-

Faça sua pré matrícula agora mesmo e nos envie seus documentos scaneados:

RG – CPF – Certificado de Graduação.

Aguarde informações sobre data de início da Terceira Turma.

Saiba mais sobre o Curso!

Parceria INÉDITA entre a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental e a

Universidade de São Paulo – USP.

Por que você deve escolher as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e o Tai Chi Chuan como a sua Pós-graduação.
Pesquisas realizadas nos diversos campos da saúde têm demonstrado que a aplicação das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan em consultórios, hospitais, escolas, empresas, clinicas de tratamento, campos desportivos, unidades básicas de saúde entre outros, produzem resultados excelentes na melhora da qualidade de vida e condições de saúde de todos os seus praticantes. A Saúde Preventiva é seu principal foco. Hoje a Organização Mundial da Saúde reconhece este fato e incentiva programas para difundir praticas moderadas em todos os países onde o sedentarismo e a depressão tornaram-se uma verdadeira preocupação governamental.
Com este foco em mente nosso curso tem como objetivo principal a preparação de profissionais habilitados para a difusão do conhecimento, realização de pesquisas e atendimento ao público interessado, em consonância com a Política Nacional de Praticas Integrativas Complementares no SUS, publicada em 2006 pelo Ministério da Saúde.
Unindo o Conhecimento Milenar e a Necessidade do Mundo Moderno
As Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e o Tai Chi Chuan, em sua origem estavam atreladas as artes marciais, exigiam grandes esforços, competência, estudos da filosofia e muita prática. Naquela época o guerreiro tinha de ser saudável, equilibrado e disposto a enfrentar mudanças, além de cultivar a integridade ética e moral, norteados pelos princípios de vida mais elevados. Seu fundamento era poder prestar assistência aos mais fracos e os oprimidos.
Hoje em dia a função do especialista destas artes sem perder a sua essencia, está dirigida principalmente à transformação da saúde física e mental do ser humano. Por este motivo a aplicação destes conhecimentos em nosso mundo tão conturbado se fazem extremadamente necessários em todas as áreas do saber oferecendo assim um campo infinito de atuação no mundo moderno.
Você num mercado de trabalho crescente.
Venha fazer parte deste grupo!
Nestes últimos tempos, devido a transformação da mentalidade do povo brasileiro com relação a chamada “Cultura do Corpo”, o interesse pelas Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan aumentou consideravelmente. Passamos a compreender os efeitos negativos que os extremos “exercícios de alto impacto” ou “vida sedentária” trazem a saúde humana. Em função disso as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan tem sido solicitadas em diferentes locais. Além de poder atuar em diversos segmentos da sociedade, o especialista poderá dar aulas em faculdades inserindo a matéria das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan em projetos voltados para os cursos de graduação em Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Medicina, Enfermagem, entre outros.
E ainda, você poderá firmar parceria com a SBTCC tornando-se um representante credenciado com todo o apoio que nossa instituição tem a lhe oferecer.
Parceria inédita entre a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e a Universidade de São Paulo
A Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental foi fundada em 1978 pelos Prof. Roque Enrique Severino e Maria Angela Soci Severino, sendo os pioneiros na difusão do Tai Chi Chuan da família Yang aqui no Brasil. Para conhecer nossa história visite nosso site: www.sbtcc.org
A Universidade de São Paulo (USP). Criada em 1934, é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.
Especificações Técnicas do Curso
Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Praticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa – foco em Tai Chi Chuan da Família Yang
e sua Filosofia.
Ênfase em quatro áreas de conhecimento
História/ Filosofia – Ciência/Saúde – Técnica – Educação.
Carga Horária
O curso tem duração de 496 horas, realizado na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, utilizando sua sede urbana e campestre e o Campus da USP-Leste.
Realização
A realização se dá em 27 meses, um final de semana por mês com 16 horas presenciais de aulas por encontro. No cronograma do curso estão previstos tres eventos internacionais, estudos comparados, aplicações práticas e projetos pedagógicos.
Objetivo do Curso
O Curso de Pós-Graduação LATO SENSU em Praticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa – foco no Tai Chi Chuan da Família Yang e sua Filosofia pretende propiciar conhecimentos teóricos e práticos complementares aos conhecimentos científicos e técnicos já adquiridos dentro de suas áreas para que possam aplicar as Práticas Corporais da MTC e o Tai Chi Chuan em seus consultórios, hospitais, salas de aulas e demais ambientes de trabalho, e assim melhorar a qualidade de seus serviços.
Desta forma leva o pós-graduando a atuar como protagonista em sua utilização dentro dos diversos contextos da sociedade atual, discernindo o papel preventivo e terapêutico destas técnicas, definindo formas para sua utilização e ampliando conhecimentos através de projetos de pesquisas na área acadêmica, em consonância com a Política Nacional de Praticas Integrativas Complementares no SUS, publicada em 2006 pelo Ministério da Saúde.
Público Alvo
Profissionais graduados nas áreas de saúde, Educadores físicos / Psicólogos / Fisioterapeutas / Médicos / Psiquiatras Fonoaudiólogos / Enfermeiros / Terapeutas Ocupacionais / Professores Assistentes Sociais e demais profissionais que possuam curso superior em outras áreas, desde que aprovados em entrevista específica.
Certificação

Pós Graduação Latu Sensu – Praticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa – com foco no Tai Chi Chuan da Família Yang e sua Filosofia.

Conteúdo Programático

Disciplina Carga Horária
História/Filosofia:
1 Introdução à História e Cultura Chinesa 12
2 História das Práticas Corporais Chinesas 12
3 Bases filosóficas do Tai Chi Chuan e das Práticas Corporais Chinesas 32
Ciência/Saúde:
4 Anatomia e Fisiologia Aplicada as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 20
5 Cinesiologia e Biomecânica 24
6 Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa 22
7 Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e Saúde 18
8 Contribuições da Psicologia para a compreensão da relação corpo – mente – espírito 12
9 Políticas Públicas e Práticas Integrativas Complementares 12
Técnica:
10 Formas Curtas do Tai Chi Chuan da Família Yang 80
11 Técnicas de Chi Kung/Patuanchin 64
Educação:
12 Metodologia de Ensino das Práticas Corporais Chinesas 16
13 Metodologia da Pesquisa Científica 36
360
14 TCC 100
460
Abrangência do certificado
Especialização com validade em todo o território nacional.
Critérios de Seleção para ingresso
Análise de Currículo, Histórico escolar e Entrevista
Coordenação do curso
Profª Dra. Lisete Barlach,USP – Profª Angela Soci, SBTCC.
Corpo docente
Professores da SBTCC
Prof. Roque Enrique Severino, Diretor Fundador
Prof.ª Maria Angela Soci, Diretora Fundadora.
Prof. Fabrício Mucin, fisioterapeuta e instrutor de Tai Chi Chuan
Professores da USP
Profª.Dra. Lisete Barlach.
Profª.Dra. Yara M. de Carvalho, EEF.
Prof.Dr. Marco Bettini, EACH.
Prof. Antonio Menezes, Letras Orientais FFLCH.
Prof. Wu Tu Hsing, FMUSP.

Prof. Emilio Telesi Jr. Secretaria, de Saúde da Prefeitura de SP.

Mestres estrangeiros especialmente convidados

Grão-Mestre Yang Jun: 5º detentor da linhagem do Tai Chi Chuan da Família Yang, formado em Educação Física pela Universidade de Beijing, Presidente da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang sede em Seattle – USA.
Prof. Dr. Ramon Suares: Diretor do departamento de patologia clínica do Instituto Nacional de Reumatologia e diretor do serviço de patologia clínica do Hospital Britânico em Uruguai – fundador da Policlínica de Tai Chi Chuan dentro do Instituto Nacional de Reumatologia do Uruguai.
Profª Drª Holly Sweeney: Diretora do Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center Montclair –USA, Bacharel em Dança pela Universidade de Washington, Mestre em Biomecânica Ortopédica pela Universidade de Nova York, USA.
Data de InícioA SER DEFINIDA – POR GENTILEZA ENVIE EMAIL SOLICITANDO DATAS PREVISTAS.
Horario das aulas: das 08h00 as 12h00 e das 14h00 às 18h00
Local do Curso:  Colégio Assunção
Alameda Lorena, 665 – Jardim Paulista, São Paulo – SP.
Importante: Para as pessoas que são de fora de São Paulo o Hotel Interative na Rua José Maria Lisboa 555 – oferece diárias com desconto para os participantes do Curso.
Se tiver interesse entre em contato com Jessica Franco – Agente de Atendimento ao Cliente – eventos@hotelinterative.com.br – tel 55 11 26273200
Qualquer dúvida entre em contato por email:
angelasoci@sbtcc.org.br ou telefone: 11 991822692 (whatsapp)

Possui interesse neste curso?
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.