Por Angela Soci
Você sabia que o Tai Chi Chuan também pode ser colocado em prática no seu ambiente de trabalho? Para ter uma ideia rápida e compreender o porquê, saiba que nos processos de formação dos guerreiros de Tai Chi Chuan antigos, os treinamentos visavam:
1 – Fortalecimento corporal
2 – Equilíbrio emocional
3 – Capacidade de suportar momentos de estresse
4 – Resistência a embates físicos e psicológicos
5 – Capacidade de decisão rápida e efetiva
6 – Clareza mental
7 – Discernimento
8 – Formação ética de alto nível
9 – Sentido de grupo e hierarquia
10 – Sentido de ideal familiar
Se observarmos cada um destes itens, vamos perceber que há uma equivalência com as necessidades dos colaboradores de empresas na atualidade. Inclusive o vocabulário utilizado pelos sistemas de treinamento de hoje coincidem com o que os mestres do passado utilizavam para formar seus guerreiros.
Sendo assim, a arte marcial Tai Chi Chuan serve a propósitos bem definidos dentro das empresas, colaborando para que as pessoas de todos os setores possam conquistar os requisitos citados acima e ocupem suas posições, quaisquer que sejam elas, de maneira agradável, colaborativa e participativa. Essa arte milenar ainda ajuda os funcionários a se conscientizarem sobre seu valor pessoal e, ao mesmo tempo, a servir a empresa.
O Tai Chi Chuan conduz o aprendiz, em primeiro lugar, a tomar consciência de si mesmo, de seu corpo e de seus limites. De forma gradativa, o praticante também aprende a superar suas dificuldades, sem correr riscos corporais ou psicológicos. A ênfase colocada em movimentos suaves, contínuos e circulares permite que o aluno se exercite sem estresse, conheça seu corpo, aprenda a respirar e se mantenha no “centro” o tempo todo.
Exercício de Tai Chi Chuan para fazer no trabalho
Que tal aproveitar os benefícios da técnica, por meio de um exercício chamado “Abraçando a árvore”? Qualquer um pode colocar em prática no ambiente de trabalho ou antes de sair de casa. O resultado será mais calma interior, equilíbrio e tranquilidade.
- Em pé, com os pés paralelos na abertura dos ombros, flexione um pouco seus joelhos, deixando a coluna bem ereta e os ombros relaxados. Sinta como se um fio lhe suspendesse desde o topo da cabeça, permitindo que sua coluna cresça um pouco, e vá alongando a musculatura das costas suavemente.
- Mantenha os ombros relaxados, levante os braços e os arredonde na frente do corpo, como se estivesse abraçando uma árvore. A altura das mãos não deve ultrapassar a altura do peito. O peso dos braços deve permitir que os ombros permaneçam relaxados.
- Respire tranquila e profundamente nessa posição, e olhe para um ponto imaginário entre as mãos. Deixe que os pensamentos fluam e não se apegue a eles.
- Permaneça na posição de 5 a 10 minutos, sentindo o peso dos braços, mas sem tencionar os ombros. Vale a pena experimentar!